InícioDiárioFotosVídeosResultados

 

Diário de Bordo

por Leandro Salles

 
... continuação do Diário Mundial FCI 2011


12/09/2011

Hoje não fizemos muita coisa. Acordamos por volta de 9 horas para soltar os cães. Fomos até o centro de Rheine para comprar algumas coisas no mercado, comemos por lá mesmo, no McDonald's (novidade rs). Agora de tarde saímos novamente com os cães e começamos a arrumar as malas pra sair amanhã cedo em viagem pra Bélgica, onde passaremos um tempo treinando para o ISP.

Para quem não sabe, ISP (Internationale Siegerprüfung) é o Campeonato Internacional da RSV2000, e está em sua segunda edição já que o clube é novo, sendo um dos fundadores o conhecido "pai" do Schutzhund: Dr. Helmut Raiser. RSV2000 é um clube alemão que obteve reconhecimento da FCI em 25 de Março de 2009, idealizado por criadores de Pastor Alemão insatisfeitos com o sistema.

 

13/09/2011

Hoje de acordamos bem cedo para esperar a Cristine, que veio de outro hotel para pegar a Cristina que estava no mesmo hotel que estávamos hospedados. Logo que elas foram embora para Paris, de onde pegariam o avião para o Brasil, nós também deixamos o hotel, em direção à Bélgica, onde vamos treinar para o ISP.

Chegamos na Bélgica e soltamos os cães para passear um pouco, em seguida fomos dar uma volta em uma cidade próxima de onde estamos hospedados. Confesso que me sinto mais "em casa" do que na Alemanha, até porque, por aqui sabemos onde ficar sem ter nenhum tipo de surpresa, sabemos onde comer, onde treinar, onde fazer compras de supermercado, enfim, já conhecemos bem a cidade.

Vamos descansar da viagem e devemos começar a treinar amanhã mesmo.

 

15/09/2011

Agora os dias estão mais tranquilos, estamos aproveitando o dia para treinar com mais calma. Está um pouco difícil achar terra arada por aqui porque todos os campos arados foram utilizados para plantação de milho. Depois de andar bastante achamos um bom campo arado e paramos para treinar faro com o Arco. Ele foi muito bem, saí bem satisfeito do treino. Em seguida fomos para o mercado e na volta para o hotel passamos por uma praça e paramos para treinar faro com o Prinz. Ele foi muito bem também. É um cachorro calmo e sendo assim fica mais fácil de treinar.

No final do dia treinamos proteção com Bert em um campo de futebol. É, por aqui tem vários campos de futebol desocupados e um perto do outro. É só encostar o carro e treinar. Fizemos um treino bem curto e fora da sequência de prova, foi muito bom.

Em seguida ele fez figuração pro Prinz e foi bem legal também. Ele comentou da qualidade da mordida dele, pois gostou bastante. A Nicole, esposa do Bert, no final do treino disse, "coloque ele no carro, no nosso carro hehehe".

 

16/09/2011

Acordamos as 9:00h e saímos para levar os cães para passear. Em seguida fomos para uma loja de artigos esportivos, tipo um grande magazine. Depois fomos em uma Decathlon procurar mala de viagem. Isso tomou quase o dia todo, pois essas lojas estão bem longe de onde estamos hospedados. Cerca de 90km.

No final do dia fomos ver uma casa pra alugar, pois estamos no hotel e está um pouco ruim para os cães que passam o dia na caixa e são soltos algumas vezes.

Agora estamos na casa e está bem melhor para os cães, que podem ficar soltos e têm bastante espaço para passear, já que a casa fica dentro de uma espécie de parque. Tem bastante bosque em volta para podermos soltar os cães durante o dia também. À noite não dá pra ver nada, então é melhor não soltar ninguém rs.

 

17/09/2011

Saímos cedo para fazer algumas coisas na cidade, passamos em vários pet shops para ver material de treino, guias, comedouros, brinquedos, enfim, aqui tem muita coisa que não temos no Brasil.

Voltamos pra casa e comemos por aqui mesmo. Agora que temos cozinha, podemos comprar comida no mercado e comer por aqui.

Não sou nenhum chef rs, mas também não preciso ser porque a gente compra comida congelada hehehe.

 

18/09/2011

Levantamos as 5:00h da manhã para irmos para Geseke na Alemanha, assistir o campeonato alemão de trabalho da raça dobermann.

Vimos algumas obediências muito boas e proteções também. O faro foi ontem e por isso não vimos.

Destaque para o cão Buma na seção de obediência. Ficou com 95 pontos mas eu acho que merecia mais que isso. A obediência foi realmente excelente. Na proteção ele ficou com 90 pontos pois não mordeu muito bem.

Na proteção vi 3 cães muito bons, Oscar v Aurachgrund, Enrico v Ferrenberg e Dexter v Maindreieck. Não consegui ver todos os cães, mas dos que vi esses foram os melhores. O Dexter teve problemas com a batida de barracas mas no resto foi muito bem, gostei bastante das mordidas.

Os 3 cães que comentei que gostei da proteção são 100% linha de trabalho.

Acho que, para a quantidade de criadores de dobermann, a raça está muito bem na parte de temperamento, mas vale lembrar que 90% dos cães, ou mais, que participaram da prova eram de linhagem de trabalho. Nem todo dobermann europeu é de linha de trabalho como as pessoas pensam, sendo que a maioria é de linha de estrutura/exposição. No Brasil, eu e minha esposa somos os únicos a ter dobermann 100% linha de trabalho atualmente. Apenas duas outras pessoas têm fêmeas 100% linha de trabalho, importadas por nós.

Agora no fim do dia voltamos para nossa casa na Bélgica. Soltamos os cães no bosque novamente e estamos descansando da viagem que foi um pouco longa, 600km ida e volta. Aproveitei o passeio com o Arco para fazer um pouco de obediência e foi legal, estou usando umas dicas que o Jan Skogster me passou. Vamos ver se vai funcionar!

 

20/09/2011

Saímos cedo para buscar a Melissa (esposa do Leandro M.) no aeroporto que fica a 240 km daqui. A Melissa trouxe pra cá um Weimaraner, criação do meu canil, que vai pra França. No final do dia o novo dono do Weimaraner chegou para pegá-lo.

Depois disso, Leandro M. e eu treinamos faro com Prinz e Arco por aqui mesmo. Marquei uma pista pro Arco com pouca comida e aguardei 50 minutos para colocá-lo. Foi um treino excelente, todos os ângulos perfeitos, sem nenhuma ajuda, e as retas também. A velocidade dele também estava boa e constante.

Prinz também foi bem no faro, fez 3 retas e 2 ângulos. Esse é o quarto treino de faro dele.

Jantamos no restaurante do condomínio porque onde costumamos comer fica a cerca de 40 km daqui e estamos cansados pra sair.

 

23/09/2011

Fizemos faro na terra arada, em um campo que havíamos treinado ano passado e a maioria dos cães que estavam no local tiveram dificuldades, pois o terreno é bem duro e seco. Continua do mesmo jeito rs, porém o Arco foi bem, rodou em apenas um ângulo e o resto foi perfeito. Considero que nas condições daquele campo o trabalho do Arco foi excelente.

No final do dia fomos pra Veerle treinar proteção com o Bert. Fizemos toda a sequência de prova e foi muito bom. O Arco está com melhor preparo físico, sendo que ando com ele todos os dias na floresta, aqui na frente da casa em que estamos. Depois disso fomos tomar uma Duvel. Pra quem não conhece, Duvel é a mais famosa cerveja Belga.

 

24/09/2011

Fomos pra Veerle novamente. Vimos um filho do Nero de 4 meses de idade. O dono levou o filhote pro Bert fazer um treininho de proteção. Foi muito bom, o filhote é bem legal e muito bonito, ele tem a cara, pernas e peito manchados, tudo bem preto.

Depois disso treinamos novamente a sequência de proteção com o Arco e novamente correu tudo bem. Em seguida fiz um pouco de figuração pro Nero. Morde muito, a mordida é forte demais e 100% estável.

Prinz também treinou proteção e está cada vez melhor, o latido está excelente!

Depois do nosso treino ficamos esperando o dono do Leon Staatsmacht, que sempre vem da Alemanha para treinar proteção na Bélgica, com o Bert. Assistimos o treino e voltamos pra casa.

 

27/09/2011

Saímos cedo e fomos pra Holanda fazer o atestado de saúde dos cães para podermos voltar para o Brasil. Enquanto isso a Melissa, esposa do Leandro M. foi fazer compras com a Nicole, esposa do Bert.

Isso nos tomou bastante tempo, 2h de viagem de ida e mais 2h de volta. Na volta fomos direto para o campo de treino, em Veerle treinar um pouco de proteção, mas nada dentro do esquema de prova, apenas um treino curto e explosivo. Foi bem legal, o Bert gostou bastante da força que o Arco colocou durante o treino. Ele falou bastante disso.

Depois do Arco também fizemos um rápido treino com o Prinz. Ele treinou um pouco de latido na barraca e alguns lançados curtos. Foi muito bom, com o Bert fazendo proteção o latido dele está ficando bem forte, pois ele é um figurante diferente e o Prinz entra bem rápido em agressão.

Depois do treino fomos em um bar que fica próximo do campo, conversamos bastante enquanto esperávamos a Melissa e a Nicole voltarem das compras.



28/09/2011

Logo cedo fomos até o ministério, em Rotterdam, Holanda, fazer o reconhecimento do carimbo do veterinário. Esse carimbo do ministério é necessário para podermos sair com qualquer cão da Europa para outro continente.

Depois disso aproveitamos para passear um pouco pela cidade. As coisas lá são mais baratas que na Bélgica, como por exemplo, equipamentos eletrônicos. Aqui na Europa as pessoas andam muito de bicicleta, mas eu nunca fui em uma cidade com tanta bicicleta quanto Rotterdam, chega a ser um inferno rs. Nas pequenas ruas do centro é muito difícil andar a pé sem ser atropelado por uma bicicleta hehehe. Vi um estacionamento para bicicletas que devia ter mais ou menos umas 500. Imagina só achar a sua bicicleta lá no meio!

Depois do passeio voltamos para Veerle para treinar proteção novamente, mas agora no esquema de prova. O treino foi legal, correu tudo bem. O Arco está um pouco adiantado no transporte frontal mas de resto está muito bem.

Depois do treino jantamos em um restaurante muito bom. Comi uma massa ao forno, com pedaços de frango e brócolis, gratinado. Estava ótimo!



29/09/2011

Deixamos a Bélgica por volta das 10h da manhã e fomos pra Alemanha. A viagem foi longa porque Korbach fica nas montanhas, pra subir é bem demorado pois a estrada é bem estreita e cheia de curvas fechadas. Aqui em cima, nas montanhas, é muito bonito. Na subida já dá pra perceber o quão bonita é a cidade.

O hotel que estamos é simpático, mais parece uma casa do que um hotel. Os cães podem ficar no quarto sem problemas, podem passear pelas ruas que são vazias (as vezes até parecem abandonadas) e além de tudo isso tem uma imensidão de campo arado pra treinar. Pena que só deu pra fazer um treino. O treino foi bom mas onde treinei não é nada fácil. Aqui está seco e quente. O campo é cheio de pedras e o pó sobe bastante quando a gente anda pela terra.

Vamos ver o que acontece na prova...

 

30/09/2011

Hoje acordamos cedo, tomamos café no hotel e fomos direto pro campo da prova. O pessoal estava super receptivo, todo mundo da organização muito bem humorado e simpático. Até agora foi o campeonato onde vi mais pessoas simpáticas e receptivas!

Fiz o treino oficial de obediência e correu tudo dentro do programado. Ficamos pelo estádio mesmo, assistindo aos outros treinos e conversando com algumas pessoas. Assistimos o treino de obediência do Dr. Raiser, que em seguida conversou um pouco conosco, e como sempre foi muito atencioso.

Eu realmente estou impressionado com a receptividade das pessoas por aqui.

O estádio é muito bom e de muito fácil acesso. Tem estacionamento na frente (cimentado rs, sendo assim o carro não atola, isso é comum por aqui, atolar os carros por causa do solo mole).

Perto da 1 da tarde fomos almoçar. Em seguida voltamos para o estádio para o treino de proteção. Nesse campeonato os treinos são feitos em 2 partes, de manhã obediência e de tarde proteção. O Arco foi muito bem, bateu as barracas sem problemas e fez um latido excelente na barraca. Espero que na prova faça o mesmo.

Às 14:30h voltamos para o hotel para descansar um pouco.

No fim do dia assistimos a apresentação dos figurantes e logo depois fizeram os sorteios da ordem de entrada dos competidores. Como havia sido até o momento, foi muito divertido, o pessoal muito simpático e contente, principalmente por estarem recebendo competidores de outros países e continentes.

 

01/10/2011

Fui cedo para o estádio, fiquei por lá até o meio do dia, horário em que fiz obediência. Foi bem legal, pena o Arco não ter deitado no trote e com isso perdi o exercício. Minha pontuação na obediência foi 85 pontos. Ah se ele tivesse deitado...

Uma hora e meia depois entrei para proteção, excelente! Arco bateu super bem as barracas, fez excelentes latidos, saiu com perfeição após o meu chamado. Não tive problemas para conduzi-lo até o ponto da fuga. As mordidas foram excelentes, boca cheia e parada, entrada forte, puxou o figurante impondo bastante força. Larga perfeito e guarda também. Reataque perfeito, mordida totalmente cheia, outro larga excelente e guarda também. No transporte ele adiantou um pouco mas nada que pudesse perder muitos pontos (isso já era esperado, ele está bastante alto na proteção). O ataque foi excelente também.

No lançado também não tivemos problemas, a entrada foi excelente e o larga também, no reataque novamente mordida cheia e parada, larga perfeito. Resultado, 97 pontos! Até agora a maior pontuação de proteção do campeonato.

Estou muito feliz e não posso deixar de agradecer ao Leandro Magalhães por todo suporte que ele meu deu nos treinos. Mesmo não sendo figurante ele me ajudou bastante aqui nos treinos de proteção e também na parte de controle do Arco.

Tenho que agradecer ao Bert Aerts que foi meu figurante durante os treinos pro ISP, que mostrou mais uma vez ser um dos melhores figurantes do mundo fazendo esse excelente trabalho com o Arco.

Não posso deixar de agradecer ao Jan Skogster que me deu dicas excelentes para obediência e me ajudou com os treinos pra FCI, e ao Radek Kupka, que também me ajudou nos treinos pra FCI.

Devo muito ao figurante Alexandre Bueno, que foi quem me ensinou o que é figuração e sempre que pode me ajuda com os treinos dos meus cães. Pra mim ele continua sendo o melhor figurante do Brasil e um dos melhores do mundo.

Mais uma vez agradeço a minha esposa Kathleen que está em casa cuidando de tudo para que eu conseguisse vir pra cá passar todo esse tempo competindo. Sem a ajuda dela nos treinos e em casa com os cães, e incentivo pra participar dos campeonatos, eu não conseguiria tudo isso. Pra quem não sabe foi ela quem me incentivou a participar do ISP e sou muito grato por isso!

Bom, amanhã é a prova de faro, a terra aqui está bastante seca. Vamos ver o que acontece!

 

02/10/2011

Acordamos cedo como de costume, fomos tomar café e logo depois fomos direto pro estádio. Chegamos por volta das 8:00h. Meu faro era as 10:00h, então tínhamos que estar no ponto de encontro as 9:00h. Deu tempo de assistir algumas obediências e conversarmos rapidamente com alguns colegas.

As 9:30h o carro que leva os competidores pro campo de faro saiu e fomos logo atrás. Dirigimos 22km até o local do faro. Algumas pistas estavam na terra arada e outras em terra arada com um pouco de grama. Quem pegou a parte que havia um pouco de grama teve um melhor solo, pois a grama reteve o orvalho. Já na parte de terra arada sem vegetação alguma a terra estava completamente seca e quando andávamos subia bastante pó. Fui o segundo competidor a entrar e minha pista de faro não tinha qualquer vegetação, apenas terra. De todo modo correu tudo perfeitamente bem, perdi apenas 2 pontos no primeiro ângulo, onde o Arco cheirou pra direita e o ângulo estava a esquerda, porém voltou rapidamente e entrou na segunda reta sem errar mais nada. As indicações de objetos também foram perfeitas. Resultado final do faro 98 pontos, qualificação excelente!

Obrigado a Kathleen e Ceará que marcaram pistas pra mim no Brasil e ao Leandro e Melissa que marcaram as pistas pra mim na Europa, durante os treinos que fizemos aqui.

No resultado final nos classificamos muito bem, ficamos em 7º lugar com o total de 280 pontos, A (faro): 98 - B (obediência): 85 - C (proteção): 97.

O melhor de tudo foi ter conseguido a melhor proteção do campeonato! Inédito para o Brasil em um campeonato internacional, ainda mais na Alemanha!


Vou terminar esse diário agradecendo ao meu amigo e parceiro, o mais importante de todos: Obrigado, Arco! Você ficará em minha memória pra sempre, como parceiro de competição e cão perfeito para proteção!